Uma das principais lutas de Euclides Nascimento em vida foi a questão da reforma agrária brasileira. Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012, durante o Seminário Nacional de Organizações Sociais do Campo, ocorrido em Brasília, 12 organizações sociais que atuam no meio rural lançaram um manifesto em defesa da reforma agrária, políticas de desenvolvimento rural com distribuição de renda, dentre outras lutas.

Para apoiar estas causas, os profisionais Moacir Palmeira (PPGAS-MN-UFRJ), Leonilde Sérvolo Medeiros (CPDA-UFRRJ), José Sergio Leite Lopes (PPGAS-MN-UFRJ), John Comerford (PPGAS-MN-UFRJ),Sérgio Pereira Leite (CPDA-UFRRJ) e Marta Cioccari (PPGAS-MN-UFRJ), pessoas que muito fortaleceram a luta de Euclides Nascimento, juntamente as entidades, que representadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura – Contag – pede que a sociedade assine o Manifesto de Intelectuais em Apoio à Declaração das Organizações Sociais no Campo, publicado no site Petição Pública.
Após a coleta das assinaturas, um documento será encaminhado à presidente Dilma Rousseff a fim de que ações em prol da luta agrária sejam concretizadas a partir do apoio popular.
Por isso, não deixe de participar. Assine o Manifesto, divulgue para os seus contatos e dê continuidade a luta de Euclides Nascimento que sabiamente dizia: “Se a esperança do Brasil está no homem do campo, a esperança do homem do campo está na reforma agrária do Brasil.”
Assine em: http://www.peticaopublica.com.
Confira o manifesto abaixo: